Notícias:

X Fórum Regional de Educação Popular do Oeste Paulista (FREPOP)- VII Internacional - DE 24 A 28 DE JULHO DE 2012 Local: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LINS (UNILINS) - LINS (SP)   Acesse o site: www.frepop.org.br

domingo, 31 de julho de 2011

IX Frepop - VI Internacional

Primeiro balanço do IX Frepop - VI Internacional, ocorrido em Lins (SP), Brasil



O IX FREPOP – VI Internacional (Fórum Regional de Educação Popular do Oeste Paulista), realizado entre os dias 19 e 23 de julho de 2011, sob tema eixo: Educação Popular: um projeto político e social em construção no Brasil e na América Latina teve a participação de quatrocentos e oitenta inscritos, sessenta e seis convidados nacionais e treze internacionais. Nesta edição realizamos, ainda, o Primeiro Frepopinho, reunindo 280 crianças, filhos/as dos participantes e de projetos sociais da cidade de Lins em atividades lúdicas sobre o meio ambiente, o consumo sustentável e brincadeiras coletivas nos três dias do FREPOP. Ao todo, foram 839 (oitocentos e trinta e nove) pessoas participantes de todas as atividades oferecidas pelo evento, ao longo de seus cinco dias de funcionamento.

Os participantes do IX FREPOP – VI Internacional, vieram de dezessete estados do Brasil: AL, AM, BA, CE, DF, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PR, RN, RS, SC, SE e SP. Os convidados internacionais têm origem em dez países: África do Sul, Argentina, Cabo Verde, Chile, Escócia, Índia, Itália, Peru e Zimbábue (além de contar com um participante do Haiti); e de quatro continentes (África, Ásia, América do Sul e Europa).

O que ocorreu no IX FREPOP – VI Internacional

O eixo central do IX FREPOP – VI Internacional: Educação Popular: Um projeto político e social em construção no Brasil e na América Latina está associado ao fazer, portanto os painéis nacionais e internacionais, além das mesas temáticas, estavam associados às práticas dos/as educadores/as nas comunidades nas quais estão inseridos.

No FREPOP ocorreram nove Painéis Internacionais; quatro Nacionais; sessenta círculos temáticos, rodas de conversa e comunicações; vinte oficinas; sete exposições fixas; quatro sessões de vídeo; nove atividades culturais e a Tenda de Educação Popular "Paulo Freire", onde os participantes, além de terem acesso aos debates sobre os conhecimentos populares em saúde tiveram acesso aos cuidados alternativos. Pela primeira vez no FREPOP, ocorreu também um encontro interreligioso; a participação da coordenação do Fórum em reunião com os agentes de saúde de Lins, secretaria municipal de saúde e representante do Ministério da Saúde para discutir a situação das agentes de saúde no município; e, uma visita aos/as trabalhadores/as da usina de reciclagem de Lins.

Envolvimento na organização IX Frepop – VI Internacional

Além da direção da ONG FREPOP (Fórum de Educação Popular), responsável pelo Fórum Regional de Educação Popular do Oeste Paulista, participaram quinze famílias da cidade de Lins que acolheram mais de sessenta e cinco participantes que não tinham condições de custear sua estadia duranrete o FREPOP e cinquenta e oito voluntários/as que trabalharam na recepção, acolhida e organização dos espaços de trabalho. Faz parte da metodologia de organização do FREPOP, a construção coletiva e o comprometimento de educadores/as, voluntários da comunidade onde o fórum é realizado.

Desafios para os próximos Fóruns de Educação Popular

A nona assembléia do FREPOP, realizada ao final do Fórum, aprovou que o FREPOP, por sua abrangência nacional e adesão internacional, não cabe mais na caracterização de “Fórum Regional do Oeste Paulista” como foi iniciado e denominado até a presente edição. Portanto, a assembléia decidiu que o X FREPOP – VII Internacional, que está programado para o ano de 2012, será denominado X Fórum de Educação Popular (X FREPOP - VII Internacional).

Seu principal desafio é aglutinar Redes, Grupos e Articulações de Educação Popular de caráter nacional, além das redes Latino Americanas, para apropriarem-se do FREPOP como um dos espaços de sua articulação, sistematização e debate em torno da Educação Popular que se faz nos diversos setores da sociedade brasileira e da América Latina.

X Fórum de Educação Popular (X FREPOP – VII Internacional) - 2012

A organização do X Frepop – VII Internacional tem enormes desafios pela frente. Além de articular Redes, Grupos e Articulações brasileiras e Latino Americanas para apropriarem-se do FREPOP como um de seus espaços de sistematização e fazer cotidiano da Educação Popular, tem agregado o desafio da captação de recursos (sempre uma enorme dificuldade a ser superada) e desafio de fechar um ciclo e abrir outro. Não somente pelo significado quantitativo de ser o décimo FREPOP, mas, por esta nona edição ter consolidado a presença marcante de militantes do Norte e sobretudo do Nordeste do País com delegações que viajaram dois e três dias de ônibus e vans, além da presença de lideranças e ativistas sociais dos Estados do Sul e Sudeste para participar do IX FREPOP – VI Internacional. Esta marcante presença nos dá enormes responsabilidades com o futuro do FREPOP, por compreendermos a necessidade de sistematizar estes nove anos de existência, sua forma particular de organização, acolher e encaminhar os diálogos horizontais que nele se realizam. Sistematizar sua contribuição para a Educação Popular, para as declarações pessoais e coletivas que nele se realizam, de compromisso com o povo e sua capacidade de luta, de comprometimento com o conhecimento compartilhado, onde cada um, na sua particular e simples forma de ser, carrega uma compreensão de mundo legítima, e um saber próprio para compartilhar com o outro.

A nona assembléia geral do FREPOP decidiu que sua décima edição ocorrerá em Lins, fechando este ciclo, e que será proposto às redes de Educação Popular do Brasil e da América Latina participar de sua concepção, mobilização e organização, iniciando um novo processo para as edições futuras.

Neste sentido, definiu-se realizar encontros regionais, municipais, de grupos ou setores, para mobilizar o X FREPOP – VII Internacional.

Nestes encontros serão pautados:

a) A história do FREPOP, sistematização de sua forma de organização e contribuição para a Educação Popular por meio de depoimentos de seus participantes e um vídeo que está sendo produzido;

b) A sugestão de temas a serem discutidos do X FREPOP – VII Internacional;

c) A sugestão de nomes a serem convidados para os Painéis Nacionais e Internacionais, além dos círculos temáticos e oficinas do X FREPOP – VII Internacional;

d) A divulgação e mobilização dos grupos, comunidades, redes sociais, articulações e setores para participar do X FREPOP – VI Internacional;

e) As formas de financiamento para viabilizar as viagens das delegações até Lins (SP), para participar do X FREPOP – VII Internacional

FREPOP 2013

Na preparação da nona assembléia geral recebemos sugestões para que o FREPOP seja realizado em outras cidades e estados do país, uma vez que não está mais caracterizado como um fórum regional do oeste paulista. Entre elas, a cidade de Piracicaba (SP), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF). Definimos que a decisão de onde será realizado o FREPOP 2013 será tomada na sua décima Assembléia Geral em Lins, ao final do X FREPOP – VII Internacional. Este processo incluirá:

a) A sistematização do modo de fazer o FREPOP no acúmulo de suas dez edições a serem discutidos e sistematizados nos encontros de mobilização que precederão sua décima edição;

b) A formulação de uma carta de princípios a ser desenvolvida coletivamente na lista de e-mails e sob a responsabilidade da direção da ONG FREPOP e discutida nos encontros de mobilização;

c) Capacidade de captação e gestão dos recursos materiais da parceria onde será realizado o FREPOP;

d) Legitimação na décima plenária nacional do FREPOP, que será realizada no X FREPOP – VII Internacional em Lins.

Compromisso da coordenação da ONG FREPOP e da organização do IX FREPOP – VI Internacional

Encaminhar por e-mail, aos participantes do IX FREPOP – VI Internacional, em formato de avaliação e sistematização para que todos/as os/as que participaram do Fórum Regional de Educação Popular do Oeste Paulista, sejam avaliadores do que foi marcante e do que necessita ser melhorado, além do processo de sistematização do que foi realizado.

Prestar contas dos recursos utilizados no FREPOP aos colaboradores/as e a comunidade frepopiana.

Divulgar a avaliação e sistematização das experiências do FREPOP, antes do final do ano de 2011, para que contribua para a organização do FREPOP 2013.

Agradecimentos

Agradecemos a todos e todas que direta ou indiretamente participaram do IX FREPOP – VI Internacional. Especialmente as/os voluntárias/os que organizaram, acolheram e trataram de todas as demandas apresentadas pelos participantes, mesmos as críticas, como legítimas. Agradecemos às famílias linenses que acolheram tão generosamente os nossos participantes. E por fim, agradecemos as organizações que colaboraram materialmente com a realização desta edição do FREPOP, a quem mencionamos: Prefeitura Municipal de Lins, Universidade Estadual Paulista (UNESP); Itaipu Binacional; Rede de Educação Cidadã (RECID), Associação dos Professores do Estado de São Paulo (APEOESP) e Centro Universitário de Lins (UNILINS). Somam-se a estes, os parceiros que atuaram pela mobilização deste Fórum as redes, como o CLADIN, MOPS, ANEPS, IAL, ITS/Brasil e UNIPOP/NE.



Marcio Cruz
Presidente da ONG FREPOP
Coordenador Geral do IX Frepop – VI Internacional


Demais membros da Coordenação:
Antonio Folquito Verona, Cláudia Pereira Xavier, Cleusa Perini, Denise Rocha Pereira, Edilene Lopes, Salete Elias da Silva Castro e Simone Maria Leite Batista.

Secretaria Geral:
Salete Elias da Silva Castro.

Coordenadora do Frepopinho:
Denise Rocha Pereira

Coordenadora da Tenda Paulo Freire:
Simone Maria Leite Batista

Comissão de Exposição e Comunicações:
Aline da Silva Oliveira, Cláudia Pereira Xavier, Deraldo Ferreira Neto e José Aparecido Silva Queiroz

Comissão de Documentos e Certificados:
Anderson da Silva Calastro

Comissão Cerimonial Abertura:
Adriana Oliveira Rodrigues, Maria Aparecida Saldanha Rosa Gonçalves e Tânia Cristinha Jorge.

Comissão de Credenciamento:
Coordenadoras: Maria do Perpetuo Socorro Gomes de Oliveira Léles, Lucimara Tagliaferro;
Integrantes: Ana Ligia Vilela Nerva, Aparecida Salete Nardi, Daniela Laura Rodrigues de Lima, Emanuela Raquel dos Santos Rodrigues Roque, Fernanda Francisco Boccio Silva, Karina Aparecida Secchi, Karoline Tomaz da Silva, Lucia da Silva Luciana, Lucileide Maria TagliaFerro, Lucimar Celestino de Carvalho, Maria José dos Santos, Milene Barbosa Pereira, Silvana Maria de Souza Cruz, Suellen Fernanda Brandão, Tamiris Mariene Rafael Santana e Verusta Guinder Corrêa.

Comissão Auxiliar:
Celso Chagas de Castro, Eduardo Silva Pinto e Evandro Rafael Vieira do Nascimento

Responsável Pelo Espaço Físico do Evento:
José Boscheto

Equipe de Hospedagem Gratuita/Familiar:
Antonio Folquito Verona, Benedita Aparecida de Oliveira, Inês Dezotti e Maria Zoraide da Silva Bragante

Equipe de Tradução
Coordenadores: Antonio Folquito Verona e Regiane Aparecida Silva Zacarias;
Tradutores: Camila Soares Lopez (francês), Carlos Felipe da Silva dos Santos (espanhol), Jônatas Domingues de Almeida Chizzolini (inglês), Karina Loncorovici (inglês), Tâmara Lopez Santos (inglês) e Tânia Paola Celedón Espinoza Martino Paris (espanhol).

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Duas composições poéticas

Frepopear (Cláudia Xavier)

Eu tenho muitos amigos
Amigos de todo lugar
E quando a gente se encontra, a gente diz:
- Vamos Frepopear!

Então se espera um ano inteiro
Do último adeus ao dia de voltar
E o tempo parece não passa, fazendo pirraça pra julho chegar
A nossa saudade é tamanha, quem vê até estranha tanto bem-querer
Pra compreender essa amizade
Não dá pra contar, você tem que viver!

Que bom que você veio, bom que voltou!
Agora eu sei que vai ser muito melhor
Um outro mundo é possível, sabe por quê?
Um sonho que se sonha junto acontece primeiro do que sonhar só!

A língua que se fala aqui é o amor!
A nossa universidade é da paz
Saberes foram feitos pra partilhar
E nossas diferenças nos fazem mais.

Nós temos tanto, tanto pra construir
E muito que aprender e muito a ensinar
O Frepop então se faz nossa voz
Nos braços da Educação Popular.

La raia laia laia laiaaaaa
La ...ha...ia...ha...ia
Um outro mundo é possível.....
Nós temos tanto, tanto pra construir....

Compositora: Cláudia Pereira Xavier


Vídeo Música Frepopear

---------------------------------------------------------------------------------------------


LINS POPULAR

- poema panfletário -


Ao Folquito, alma do FREPOP
À Matilde, cuja fala me inspirou



A Lins vieram todas
as negras, brancas e amarelas
também as índias, mulatas e mestiças

Cada uma trouxe seu canto
cada uma cantou seu fado
e em uníssono se revelaram

Vieram trazendo suas dores
seus panos
e seus amores

Vieram todas
quilombolas, urbanas, rurais
sem teto, sem terra e sem abrigo
cada uma trazendo sua oferenda

Café milho feijão
livros e dvd’s
e erva mate para o chá

Vieram de todos os meios
a pé, de barco e de trem
de carro ônibus e até de avião

Vieram todas
trazendo suas estórias
suas ânsias e frustrações

Mas vieram também
trazendo sua alegria
sua vontade de viver

Seu grito de guerra
que lhes sai da alma
por este tempo que ainda não é seu.

Cortam cana
lavram a terra
Plantam alfaces

E regam suas hortas
em troca recebem desdem
pior... indiferença

Vieram todas
e vêm gritar
porquê?

Elas escrevem
e ninguém fala
porquê?

Elas governam
e ninguém reconhece
porquê?

Elas cuidam
e ninguém agradece
porquê?

Elas cozinham
e ninguém elogia
porquê?

Elas sofrem
e ninguém denuncia
porquê?

Mas da árvore da esperança
nascem os mais belos frutos
é o 8 de março
é o lutar ou morrer
é o direito libertário
é a libido a pulsar

Elas são mulheres
alegres e carinhosas
tristes e sucumbidas
expansivas e regateiras

Elas são mulheres
de todas as cores
de todos os credos
que sabem dizer ao poder
todos os poderes
o que querem
lutando pelos lugares
seus lugares
querendo ser exatamente
aquilo que são

Mulheres

Virando o jogo
chutando o balde
cuidando das crianças
buscando a água
carregando a lenha
e superando todas as tragédias

Mas também
parindo livros
sonhando poemas
construindo pontes
e esculpindo artes

Sofrendo pela vida
mas rindo e dançando

Sim
um outro mundo é possível
sem estupros mutilações ou sequestros
sem humilhações nem discriminações
sem açoites nem mortes prematuras

Elas vieram
transcendendo a vida
esconjurando a morte
e exaltando o amor

De Lins ouve-se o rumor...

Afinal quem são elas?

E em uníssono alegremente respondem

Simplesmente mulheres
buscando cidadania!

Lins, 22 de julho de 2011

Programação: Dia 20/07 (Quarta-feira)

08h00 – 10h30 – [nas dependências da UNILINS]:



Painel Internacional (Tema Central): Educação Popular: um Projeto Político e Social em construção no Brasil e na América Latina. Um Outro Mundo é Possível!

Moderador: Márcio Lair Vieira Cruz [Presidente da ONG FREPOP - Curitiba (PR)];

Debatedores:

• Ana Maria Araújo Freire (Nita Freire) [pedagoga e escritora – São Paulo (SP)].
• Edgardo Alvarez Puga [sociólogo - CEAAL – Cone Sul – Santiago (Chile)].
• Jardson Gregório Silva [pastor presbiteriano - reitor da UNIPOP/NE – Jaboatão dos Guararapes (PE)].
• Mauro Morelli [bispo emérito católico – ex-Coordenador do Programa Fome Zero –Instituto Harpia Harpyia – INHAH - Indaiatuba (SP)].
• Willian Silva Bonfim [jornalista coordenador do Departamento de Educação Popular e Mobilização Cidadã – da Secretaria Nacional de Articulação Social, da Secretaria Geral da Presidência da República – Brasília (DF)].

Tradução espanhol/português: Tânia Paola Celedón Espinoza Martino Paris [professora - pós-graduanda em Letras – UEL – Londrina (PR)].

10h30 – 11h00 – Intervalo (Coffee Breack).

Apresentação do “Projeto Guri” (Unidade “Vitória Régia” – Lins) com a música: "Vai Brasil" – Responsável: Aline da Silva Oliveira [supervisora de desenvolvimento social - AAPG - Projeto Guri – Fundação CASA - Bauru (SP)].

11h00 – 13h00 - Círculos Temáticos de 1 a 10:

TEMA 01. - Práticas Integrativas-Populares de Saúde e a Construção de um Projeto Popular para Brasil. Mediadora: Vera Dantas [médica – ANEPS – Fortaleza (CE)].

TEMA 02. - Educação Popular: Memórias e Experiências Educacionais na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Mediadora: Mônica de Ávila Todaro [pedagoga – docente da UNINOVE - Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Itatiba (SP)].

TEMA 03. – Educação Popular e mobilização para o fortalecimento das redes sociais. Mediadora: Vanessa Pipinis [mobilizadora - Canal Futura – São Paulo (SP)].

TEMA 04. - Educação Popular e o processo de articulação das redes de serviços que garantem os direitos das crianças e adolescentes. Mediadora: Aline da Silva Oliveira [supervisora de desenvolvimento social – Associação Amigos do Projeto Guri – Bauru (SP)].

TEMA 05. - Educação Popular e os 500 anos de História não contada dos Povos Originários (Caingang, Charrua, Guarani, Terena e todos os demais Povos Originários) – Primeira Parte. Mediadora: Gladys do Nascimento [professora - etnia Charrua – Concórdia (Argentina)].

TEMA 06. - Educação Popular: Diálogo, Saúde do Planeta Terra, Direitos Humanos e Espiritualidade para um "Plano Nordestino e Latino Americano de Educação Popular". Mediador: Jardson Gregório Silva [pastor presbiteriano - reitor da UNIPOP/NE – Jaboatão dos Guararapes (PE)].

TEMA 07. - Educação Popular, Saúde e Religião de Matriz Africana. Mediadora: Francilene Martins [diretora, produtora, jornalista e fotógrafa – Salvador (BA)].

TEMA 08. - Educação Popular como instrumento para restabelecer o Movimento Social no centro e na liderança do processo de transformação.Mediadora: Onilda Alves do Carmo [professora – UNESP – Campus de Franca (SP)].

TEMA 09. - Em que medida é possível à Educação Popular influenciar conteúdos, métodos e práticas tradicionais acadêmicas? Mediador: Antonio Folquito Verona [professor – UNESP – Assis (SP) ONG FREPOP – Lins (SP)].

TEMA 10. - Educação Especial: desafios e perspectivas. Mediadora: Kátia Graça Paixão [diretora de escola – Núcleo de Atendimento Educacional Especializado “Profa. Elizabeth Guedes Chinali” – Lins (SP)].

13h00 – 14h30 – Almoço.

14h30 – 17h30 – Oficinas do IX FREPOP – VI Internacional
(clica aqui para ver o programa)
Tenda Paulo Freire (clica aqui para ver o programa)

17h30 – 20h00 – Jantar.

20h00 – 22h00 - Noite Cultural: - (no espaço interno do ITEL): "Noite Afro-brasileira"
• Dança “Puxado de rede” [Grupo de Dança Afro “Xica da Silva” – Lins (SP)];






Grupo de Dança Afro “Xica da Silva”




• RAIZARTE-PEC [Tula Pilar Ferreira e filhos – São Paulo (SP)].




Tula Pilar Ferreira e filhos




Roda de Coco [Grupo Mergulhatu – Assis (SP)].




Grupo Mergulhatu – Assis





Mais informação acesse: http://www.frepop.org.br/apresentacao_cultural.php





sábado, 16 de julho de 2011

Programação: Dia 19/07 (terça-feira):

08h00 - 18h00 – Inscrição e Credenciamento (Hall de Entrada da UNILINS).



19h00 – Cerimonial de Abertura [Quadra de Esportes da UNILINS (Centro Universitário de Lins) – Avenida Nicolau Zarvos, 1.925 - Jardim Aeroporto - Lins (SP)]:




"Pau e Lata” – Projeto Artístico Pedagógico “Uma lata existe para conter algo” - Show: SINFEIRIA EM TRÊS MOVIMENTOS (um apanhado do cotidiano musical das FEIRAS LIVRES, organizado em forma de uma SINFONIA). Na organização de banda rítmica, o “Pau e Lata” proporciona o contato com os aspectos da linguagem musical, reaproveitando materiais diversos e utilizando-os como elemento sonoro. [ONG Pau e Lata – Natal (RN)];





19h40 - Palavra Oficial de Acolhida – Márcio Cruz (Presidente da ONG FREPOP).



19h50 - Entrega do título póstumo de “Cidadão Linense” ao eminente educador Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997), através da Profa. Ana Maria Araújo Freire, sua viúva, pelo Presidente da Câmara Municipal de Lins, Vereador Edgar de Souza;




20h00 - Palavra dos Parceiros/Apoio do evento [ANEPS; CLADIN; IALIM; ITS; PML/SME; Projeto Vidas Paralelas; MOPS; RECID, SEGEP/COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE - MINISTÉRIO DA SAÚDE; UNESP, UNILINS; UNIMEP; UNIPOP/NE; e UNISALESIANO]; (Antonio Folquito Verona)



20h30 - Apresentação dos Convidados Nacionais e Internacionais (Antonio Folquito Verona).



20h40 - Cerimônia Espiritual Circular com todos os representantes de Povos Originários e Outros presentes [Gladys do Nascimento – professora - etnia Charrua – Concórdia (Argentina)].


21h00 – Apresentação Cultural:


"Quizumba!" [Partindo de histórias das vidas do Mestre Pastinha e de Zumbi dos Palmares, Quizumba! narra a trajetória de dois meninos que, aprendendo a equilibrar covardia e valentia, transformam-se em guerreiros. Coletivo Quizumba – São Paulo (SP)];



Para mais informações acesse: Blog do Coletivo Quizumba



22h00 – Noite Julina (no espaço externo do ITEL).
Animação musical: Grupo Shandala [universitários - UNESP - Assis (SP)].



GRUPO SHANDALA é um projeto musical composto por oito integrantes, que por si só formam um mosaico que demonstra a proposta desse grupo: promover uma mistura, uma singularidade sonora de melodias e ritmos brasileiros.

Informações sobre o IX FREPOP - VI Internacional

IX Fórum Regional de Educação Popular do Oeste Paulista -
VI Internacional

DE 19 A 23 DE JULHO DE 2011


Tema Central:


EDUCAÇÃO POPULAR: UM PROJETO POLÍTICO E SOCIAL EM
CONSTRUÇÃO NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA
– UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL-


Temas Eixos:


I - Combatendo a violência;
II - Construindo a Economia Popular: solidária e autogestionária;
III- Resistindo e re-significando nas comunidades: originárias, quilombolas e camponesas;
IV - Articulando as redes de Informação para a organização social;
V - Promovendo a sustentabilidade alternativa do meio-ambiente;
VI - Conquistas e lutas da mulher na sociedade
VII - Infância, Adolescência e Juventude: construções e desconstruções;
VIII - Organizando a Educação Popular como política pública na saúde, na educação, no campo, na cidade, nas comunidades originárias, quilombolas e camponesas.


Local:



CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LINS (UNILINS)

Avenida Nicolau Zarvos, 1.925 - Jardim Aeroporto
Lins (SP)
Fone/Fax: (14) 3533-3200
http://www.unilins.edu.br

Mais informações acesse: http://www.frepop.org.br/local.php


Convidados Internacionais:

O FREPOP está em sua nona edição regional e sexta edição internacional. As contribuições de participantes de outros países já se tornaram uma marca do fórum. Enriquecer nossas experiências a partir de visões e experiências externas tem sido cada vez mais importante.

Este ano, são 12 convidados internacionais, de 9 países diferentes: Argentina, Cabo Verde, Chile, Escócia, Índia, Itália, Peru, Senegal e Zimbabwe. Com as mais diversas atuações e vivências, os convidados vêm para reforçar que as nossas diferenças (e também as nossas semelhanças) podem contribuir para uma compreensão de mundo mais justa.

Conheça cada um dos nossos convidados: http://www.frepop.org.br/convidados.php


COORDENAÇÃO GERAL DO
IX FREPOP - VI INTERNACIONAL


Márcio Lair Vieira Cruz
e-mail: marciocruz@ibest.com.br
(Coordenador Geral)

Antonio Folquito Verona
e-mail: afolquito@terra.com.br
(Membro da Coordenação)

Denise Rocha Pereira
e-mail: deniserochap@hotmail.com
(Membro da Coordenação)

Salete Elias da Silva Castro
e-mail: sallete@hotmail.com
(Membro da Coordenação)

Simone Maria Leite Batista
e-mail: simonemariab@yahoo.com.br
(Membro da Coordenação)

Verônica Lima
e-mail: veronikalima@yahoo.com.br
(Membro da Coordenação)



REALIZAÇÃO


sexta-feira, 15 de julho de 2011

OBJETIVOS DO IX FREPOP - VI INTERNACIONAL


UM PROJETO POLÍTICO E SOCIAL EM
CONSTRUÇÃO NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA
– UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL -




O IX FREPOP – VI Internacional firma seu compromisso e responsabilidade em construir um espaço onde se possa compartilhar as experiências de Educação Popular e sua intervenção na realidade. Nestes nove anos, centenas de educadores/as consolidaram o FREPOP como espaço para o debate respeitoso e horizontal, em painéis nacionais e internacionais, oficinas, mesas e rodas de conversa.

Nesta nona edição que será entre os dias 19 e 23 de julho de 2011, na cidade de Lins, SP, o FREPOP atuará no tema "UM PROJETO POLÍTICO E SOCIAL EM CONSTRUÇÃO NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA – UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL".

Na contramão do que apregoam os arautos do neoliberalismo, o recente período histórico do Brasil e da América Latina desenvolveu capacidade extraordinária de inspirar parcelas da população para atuar em movimentos sociais, sindicais, camponeses, urbanos, de comunidades tradicionais, mulheres, juventude, da população LGTBT, povos da floresta, entre outros, promovendo por meio da Educação Popular os pilares do respeito ao próximo e da solidariedade social.

Foi na luta social que o povo latino americano se forjou, e ainda hoje resiste em várias frentes, sobrevivendo e construindo sua condição histórica como sujeitos de direitos.

Há muito, o FREPOP extrapolou as relações regionais, berço de sua história. Pois, nos reconhecemos nos quatro cantos do país, e nos cinco continentes, com centenas de homens e mulheres que se desafiam a atuar junto ao povo e não em seu nome. Atuam por meio da Educação Popular para que se possa reconhecer a interpretação popular do mundo de hoje, e, descrevê-lo na perspectiva de que o capitalismo não será o último modelo econômico e social da humanidade.

Ao realizar sua IX edição nacional e VI internacional, o FREPOP inscreve-se como um espaço de colaboração para a Educação Popular do Brasil e do mundo. Propõe reunir educadores/as e redes de educação espalhados nos cinco continentes, em especial na América Latina e no Brasil, militantes sociais e pessoas que queiram compartilhar sonhos, utopias e práticas emancipatórias.

Nos painéis, mesas, oficinas e rodas de conversa, a proposta do FREPOP é apresentar em oito eixos temáticos as práticas populares que estão: 1) Combatendo a violência; 2) Construindo a Economia Popular: solidária e autogestionária; 3) Resistindo e re-significando nas comunidades: originárias, quilombolas e camponesas; 4) Articulando as redes de Informação para a organização social; 5) Promovendo a sustentabilidade alternativa do meio-ambiente; 6) Conquistas e lutas da mulher na sociedade; 7) Infância, Adolescência e Juventude: construções e desconstruções; 8) Organizando a Educação Popular como política pública na saúde, na educação, no campo, na cidade, nas comunidades originárias, quilombolas e camponesas.


Como nas edições anteriores, a organização e a execução das tarefas do IX FREPOP – VI Internacional é voluntária. Custos operacionais são assumidos por entidades parceiras da sociedade civil e setores de governos que tem programas comprometidos com os pressupostos e da trajetória do FREPOP.

Convidamos a todos/as para compartilhar sua forma de ver e estar no mundo, pois nenhum de nós pode tanto quanto todos nós juntos.



Marcio Cruz
Presidente da ONG FREPOP
Coordenador Geral do IX FREPOP – VI Internacional